segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Santa Luzia


Viana do Castelo e as suas lindas mulheres,
rostos corados pelo dourado sol reflectido
no oiro ao peito reluzido e do amor, orgulho
e labor.


VianaFestas anuncia as datas da edição de 2020 da Romaria d'Agonia

Santa Luzia, Senhora da Agonia

Porque te chamas
Luzia
Senhora
Nome de Luz
E não de Agonia?

Porque seria
Que da cegueira
Tu vias
E mais bela te tornarias?

Vieste de la' longe
Da Siracusa
Cidade
E deste origem a
Romaria
Desde Viana
Do castelo
A Tavira?

Porquê , se iluminada
Tua existência,
Há Agonia?


4 comentários:

  1. Sim, meu amigo Luís,
    Belas a mulheres lusas!
    São anjos em flor, são musas!
    Ao vê-las fico feliz
    Porque comigo condiz:
    Sou um descendente luso.
    Então eu me sinto incluso
    Nesse povo, como os meus
    Ancestrais. Graças a Deus,
    Sou português!... em desuso...

    Parabéns pela linda postagem! Abraço cordial. Laerte.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Luís!

    Espero que esteja bem de saúde e longe da Pandemia. Eu estou bem, de férias, em casa, e aguardando o início do ano letivo, que vai ser complicado e conturbado para nós, professores, e para os alunos.

    Não conheço as Festas de Santa Luzia em Viana do Castelo, mas tenho ouvido dizer que são mto interessantes e têm muitos visitantes. As romarias fazem parte delas e do Norte, em geral. Eu sou alentejana, e portanto, não temos romarias.

    Gostei mto do seu poema, elogiando as mulheres de Viana do Castelo, de trajes mto garridos, bonitas e muito decoradas com ouro. Para além desse facto, colocou uma pergunta, a que não sei responder. É Luzia e é agonia? Não sou religiosa, e todas estas festas, procissões e romarias, têm origem pagã, mas é mto difícil tirar estes hábitos e tradições ao povo. Eu compreendo.

    Voltarei ao meu blogue dia 31, 2ª feira, mas o meu poema será postado num blogue brasileiro, participando eu de uma "brincadeira" poética. Deixarei no meu blogue todas as indicações, tal como o link do referido blogue. Claro que o Luís é meu convidado. Aceita? Espero por si. Obrigada!

    Um beijinho com mta estima. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Gostei do diálogo que fazes com Santa Luzia e a Senhora da Agonia...
    São romarias magníficas.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. que bonitos versos entrecruzados en ese dialogo...una hermosa melodía...pintoresca que se acopla a la perfección a la imagen... muy muy bello!! Saludos!!

    ResponderEliminar